O Natal é uma época de celebração, reuniões familiares e, claro, boa comida. Porém, muitas vezes, os excessos alimentares podem afetar a nossa saúde e bem-estar. Neste período festivo, é essencial encontrar um equilíbrio entre desfrutar das delícias da temporada e cuidar da nossa saúde. Aqui estão algumas dicas valiosas para controlar os excessos durante as festividades:
Cuidado com os aperitivos
Troque os típicos salgados por frutos secos, como nozes, avelãs, amêndoas, pinhões e amendoins, ao natural, sem adição de sal ou açúcar. São mais saudáveis e saciam, ajudando e evitar alguns excessos alimentares.
Inicie as refeições com sopa
Antes do bacalhau e dos outros pratos característicos da época, console o seu estômago com uma sopa de hortícolas. Vai ficar mais saciado, o que faz com que ingira quantidades menores de outros alimentos. Ou seja, evita que cometa os excessos alimentares que põem em risco a sua linha.
Componha o prato com hortícolas
Tenha sempre presente no seu prato hortícolas. Aliás, se o prato da sua consoada é o bacalhau, abuse das couves cozidas ou dos grelos que o acompanham.
Reinvente os doces
Não precisa de inventar de raiz novas receitas. Na realidade, só precisa de trocar algumas doses dos ingredientes, sobretudo o açúcar. Reduza as suas quantidades ou use alternativas para adoçar os bolos e doces, como a canela ou a fruta.
Sobremesas saudáveis
Troque aquele pudim de ovos por uma salada de frutas frescas da época, como pera, tangerina, maçã, banana, laranja, romã ou ananás.
Prove as sobremesas…
… uma vez, apenas uma colher de sopa e só as que lhe couberem num prato de sobremesa. Assim, ficará satisfeito por ter provado os doces, mas sem que tenha abusado deles.
Enfeite a mesa com jarros de água bonitos
É uma sugestão da Direção-Geral da Saúde: ao espalhar pela mesa jarros com água mineral e outros com água aromatizada com fruta da época, evita o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoolizadas. Assim, além de reduzir as calorias das bebidas mantém-se hidratado.
Faça caminhadas em família
Apesar de todos os cuidados, é inevitável consumir mais calorias do que aquelas que vai gastar. Por outro lado, porque não aproveitar que tem a família toda reunida e fazer uma caminhada todos juntos, relembrando bons momentos de outros natais?
Seja ativo em casa
Se o tempo não ajudar à caminhada em família, não deixe de se mexer em casa. Assim, desafie a família toda para ajudar nas tarefas domésticas ou façam jogos que impliquem alguma movimentação física.
Descanse e relaxe!
Lembre-se de reservar um tempo para relaxar e descansar. O stress pode afetar as nossas escolhas alimentares. Por isso, relaxe e aproveite este tempo em família!
Não se Culpe: Se exagerar um pouco nas festividades, lembre-se: todos nós desfrutamos destes momentos. O importante é retomar um estilo de vida saudável após as celebrações. No final das contas, o Natal é sobre partilhar momentos especiais com aqueles que amamos. Encontrar um equilíbrio entre desfrutar das delícias da época e cuidar da nossa saúde é a chave para vivenciar um período festivo verdadeiramente feliz e saudável.
Feliz Natal e Boas Festas!