Portes gratuitos em todas as encomendas acima de 50€!

Dicas para hidratar a pele no inverno

A hidratação da pele é importante em todas as épocas do ano, mas, no inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e áspera. Quando está frio os nossos vasos sanguíneos contraem-se (vasoconstrição), o aporte de nutrientes e oxigénio por via sanguínea diminui, assim como a produção de sebo cutâneo. O vento e a baixa humidade contribuem também para favorecer a desidratação da pele, assim como duches muito prolongados e/ou com a água muito quente. Concluindo: com a chegada do inverno, há que adaptar os cuidados que tem com a sua pele, caso contrário, o seu bem-estar sairá prejudicado, surgindo, por exemplo, secura cutânea (xerose), irritações e frieiras.

 

FATORES QUE CAUSAM O RESSECAMENTO DA PELE NO INVERNO

  • Banhos quentes e demorados - Embora seja tentador tomar banhos quentes durante o inverno, isso pode ser prejudicial para a pele. Banhos quentes e demorados podem remover a camada protetora natural da pele, deixando-a vulnerável à perda de umidade.
  • Uso excessivo de aquecedores - O uso excessivo de aquecedores pode reduzir a umidade do ar, deixando a pele ressecada e desidratada.
  • Roupas inadequadas - Roupas feitas de tecidos sintéticos ou muito apertadas podem irritar a pele e causar coceira e descamação.

 

5 DICAS PARA MANTER A PELE HIDRATADA NO INVERNO 

1. Use um hidratante para rosto e corpo para manter a pele hidratada. Os hidratantes podem ajudar a reter a humidade na pele e prevenir a perda de água. Escolha um hidratante que seja adequado para o seu tipo de pele e aplique-o imediatamente após o banho ou lavagem facial para melhores resultados.

2. Beber bastante água é fundamental para manter a pele hidratada de dentro para fora. Tente beber pelo menos oito copos de água por dia para manter a pele saudável.

3. Use um humidificador para ajudar a aumentar a humidade do ar e prevenir a perda de humidade da pele. Certifique-se de limpar o humidificador regularmente para evitar o crescimento de bactérias e fungos.

4. Evite banhos quentes e demorados pois isso pode remover a camada protetora natural da pele e deixá-la vulnerável à perda de humidade. Tente tomar banhos mornos e rápidos em vez disso.

5. Use roupas adequadas e feitas de tecidos respiráveis para evitar a irritação da pele e a perda de humidade. Roupas de algodão são uma boa opção, pois são macias e permitem que a pele respire.

 

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA A MINHA PELE?

Aplicar um creme hidratante no rosto e no corpo, de manhã e à noite, é uma medida fundamental para prevenir e combater a secura cutânea característica dos meses de inverno. Além disso, o hidratante protege a pele das agressões infligidas pela radiação ultravioleta. Defende-a também dos radicais livres e, até, do envelhecimento ditado pelo avançar da idade - prevenindo e retardando o aparecimento de rugas. Ao adquirir um produto hidratante tenha sempre em conta que as fórmulas devem ser específicas, isto é, adequadas ao tipo de pele (normal, mista, seca, oleosa, sensível, entre outros) e à zona em causa.

 

Creme hidratante - uma ótima opção para a pele seca no inverno, pois são mais espessos e oferecem mais proteção contra a perda de humidade. Opte por cremes que contenham ingredientes como ceramidas, glicerina e ácido hialurônico para manter a pele hidratada.

Óleo corporal - outra opção popular para manter a pele hidratada no inverno, pois ajudam a bloquear a humidade na pele e muitos contêm ingredientes hidratantes naturais, como manteiga de karité, óleo de coco e vitamina E.

Loção corporal - uma opção mais leve para a pele seca no inverno. São facilmente absorvidas pela pele e ajudam a reter a humidade. Procure por loções que contenham ingredientes como ureia e ácido lático para ajudar a manter a pele hidratada.

Sérum hidratante - excelente aliado da saúde, prevenção e tratamento do envelhecimento da pele. Um produto de skincare leve e de rápida absorção.

 

Dicas para hidratar a pele no inverno
« voltar