0
Loading...
Não existem produtos no carrinho
svg-image

Probióticos e Prebióticos: Como Ajudam a Saúde Intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, trazendo diversos benefícios à saúde, como a melhoria da digestão, o fortalecimento do sistema imunitário e a prevenção de doenças gastrointestinais. Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados como iogurte e o kefir, entre outros.

Por outro lado, os prebióticos são fibras não digeríveis presentes em alimentos como alho, cebola, banana e espargos. Eles servem de alimento para as bactérias boas presentes no intestino, promovendo o seu crescimento e manutenção. Ao ingerirmos prebióticos, estamos a potencializar a ação dos probióticos, criando um ambiente intestinal mais saudável.

Uma alimentação rica em prebióticos pode não só melhorar o trânsito intestinal, prevenindo problemas como a obstipação, mas também aumentar a eficiência dos probióticos em combater agentes patogénicos e ajudar na absorção de nutrientes.

Além dos efeitos intestinais, essa combinação entre probióticos e prebióticos (chamada simbiótica) pode influenciar o bem-estar geral, impactando positivamente o sistema imunológico e até o humor, já que o intestino é responsável pela produção de substâncias como a serotonina.

Como incluir probióticos e prebióticos na dieta?

Alimentos como iogurte natural, kefir e kombucha são ótimas fontes de probióticos. Já os prebióticos podem ser obtidos através de fibras presentes no alho, cebola, alcachofra, aveia, entre outros. Além disso, existem suplementos que combinam probióticos e prebióticos, os chamados simbióticos, que são ótimas opções para quem precisa reforçar o cuidado com a saúde intestinal.

Antes de começar qualquer suplementação, é importante consultar um profissional de saúde para garantir que está a fazer a melhor escolha para as suas necessidades. Aconselhe-se junto d'A Minha Farmácia.

Probióticos e Prebióticos: Como Ajudam a Saúde Intestinal

SUGESTÕES